Novo sacerdote brasileiro dos Servos da Caridade será ordenado neste sábado

O Diácono Renan Rafael de Souza Santos, SdC, será ordenado sacerdote neste sábado, dia 19, durante Celebração Eucarística que acontecerá às 19h, no Recanto Nossa Senhora de Lourdes, e será presidida pelo bispo auxiliar da Região Santana, Dom Jorge Pierozan. Além de familiares e amigos do novo presbítero, também estarão presentes membros da comunidade religiosa da congregação em São Paulo e de outros estados brasileiros, seminaristas, o Provincial Pe. Ciro Atanasio, as irmãs Filhas de Santa Maria da Providência e os leigos Guanellianos Cooperadores.

Renan foi ordenado diácono ano passado.

Após a ordenação, Renan celebrará sua primeira missa no dia 20, domingo, às 10h, na Paróquia Santa Cruz. Em seguida, às 13h, o novo sacerdote receberá a todos para um almoço, no Recanto Nossa Senhora de Lourdes, cujo convite está sendo vendido no próprio Recanto e na Paróquia Santa Cruz. Ele exercerá a função de Animador Vocacional do Seminário São Luís Guanella, no lugar do Pe. Eli Marcel, SdC, transferido como superior de uma das casas da congregação no Paraguai.

Renan Rafael é o segundo filho do matrimônio de Vicente Ribeiro dos Santos e Creusa Fátima de Souza Santos, nasceu no dia 16 de agosto de 1990, em Caçapava, no estado de São Paulo, e tem dois irmãos: Diego e Alan. Ele ingressou no seminário dos Servos da Caridade, no dia 1 de março de 2009, realizando a etapa do Discernimento e iniciando sua formação guanelliana no Recanto Nossa Senhora de Lourdes como candidato à vida religiosa consagrada e ao sacerdócio. No ano de 2010, em Porto Alegre, vivenciou a etapa formativa do Aspirantado; em 2011, em Piraquara, no Paraná, continuou a formação com o Postulantado. Logo depois em Luján, cidade da Argentina, em 2012, iniciou o Noviciado dos Servos da Caridade.

Em 2013, Renan professou pela primeira vez os votos como religioso guanelliano. Nesse mesmo ano, desta vez em Porto Alegre, preparou-se para o vestibular da Faculdade de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), onde estudou de 2014 a 2016. Retornando ao Recanto Nossa Senhora de Lourdes em 2017, realizou a Etapa do Tirocínio como apostolado guanelliano. Finalmente, no ano de 2018, começou o estudo da Teologia, em Bogotá, até concluí-lo em Buenos Aires, em dezembro de 2021. Professou os Votos Perpétuos como consagrado Servo da Caridade, no dia 10 de junho de 2021, e foi ordenado Diácono em 11 de junho de 2021, na cidade de Buenos Aires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *