Recanto Nossa Senhora de Lourdes

Facebook
WhatsApp
Email

NOSSOS SERVIÇOS


NAIS São Luís Guanella

Por meio do NAIS, realizamos o atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência, associados ou não a transtornos mentais – a partir dos 7 (sete) anos e sem limite de idade na fase adulta – , em situação de vulnerabilidade social e que necessitem de acolhimento e oferta de atividades socioinclusivas.


CEI Don Guanella

O Centro de Educação Infantil (CEI) Don Guanella atende cerca de 120 crianças, na faixa etária de 1 a 3 anos e 11 meses. Desse total, cerca de 70 bebês são atendidos pelo serviço de berçário. O objetivo é acolher as crianças, cujos responsáveis necessitam de apoio para exercer o trabalho cotidiano.


CCA Santa Terezinha

O CCA Santa Terezinha presta assistência, em média, a 60 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade social e econômica, com o objetivo de protegê-los da exposição a situações de violência, drogas e outros riscos encontrados nas ruas.


Oficina de Sublimação

A Oficina de Sublimação é mantida apenas com as doações obtidas por meio do programa Amigo do Recanto, que conta com colaboradores mensais e esporádicos. Nessa oficina, nossos assistidos aprendem a estampar imagens em camisetas, canecas e quadros, adquirindo capacitação para o mercado de trabalho.

DESENVOLVIMENTO E SOCIALIZAÇÃO

EXPRESSÃO CORPORAL

A estimulação da percepção de cores e o desenvolvimento de atividades psicomotoras proporcionam a estimulação do potencial cognitivo, bem como o desenvolvimento da coordenação motora, de habilidades e competências.

CULINÁRIA

A oficina oferece atividades pedagógicas de panificação e culinária para reduzir a exclusão social provocada pela competitividade no mercado formal e informal de trabalho, cuja dificuldade de acesso é sentida nas classes mais baixas da população, notadamente entre as pessoas com deficiência.

ATIVIDADE FÍSICA

Além de melhorar a condição cardiovascular e aprimorar a coordenação motora, a prática de esportes proporciona oportunidade de socialização para os assistidos, aumentando também sua autoconfiança e autoestima.

ARTESANATO

Nesta oficina, os assistidos produzem artesanatos diversos e objetos de utilidade, sendo estimulados a situações de trabalho e a uma possível geração de renda, o que melhora a autoestima e conduz à consciência da reciclagem, a partir do uso de materiais simples e do cotidiano.

EMPREENDEDORISMO

A Oficina de empreendedorismo busca despertar o indivíduo para o aproveitamento integral de suas potencialidades racionais e intuitivas, promovendo a inserção do aluno com deficiência intelectual em um caminho de autoconhecimento por meio do processo de um aprendizado permanente.

ARTES

A arte possibilita o desenvolvimento do pensamento e da percepção estética, dando sentido à experiência humana. Assim, o assistido pode desenvolver sua sensibilidade, percepção e imaginação, realizando formas artísticas e contemplando e conhecer as formas elaboradas por ele e pelos colegas.

MÚSICA

A música é uma poderosa ferramenta na construção do conhecimento. Muitas escolas, principalmente infantis, a utilizam como ferramenta de aprendizagem para tornar a escola um ambiente lúdico, alegre e cordial. A música é uma linguagem presente no cotidiano que permite a expressão de sentimentos e pensamentos

INFORMÁTICA

O desenvolvimento da autoconfiança no domínio de tecnologias que surgem a todo o instante é um dos principais frutos da oficina de Informática. Dessa forma, o assistido terá maiores chances de se socializar e, futuramente, maior facilidade de acesso a oportunidades no mercado de trabalho.

AUDIOVISUAL

O desenvolvimento da internet e o acesso às redes sociais tem exigido do mercado de trabalho um conhecimento crescente de ferramentas audiovisuais. A ideia é aliar o conhecimento musical ao conhecimento das ferramentas audiovisuais para  as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

RECANTO EM NÚMEROS

PESSOAS ATENDIDAS DESDE 1990
0
COLABORADORES MENSAIS
0
ASSISTIDOS
0

A Associação Obras Sociais Santa Cruz (AOSSC), mantenedora do Recanto Nossa Senhora de Lourdes, é uma instituição ligada aos Servos da Caridade (SdC). Essa congregação, fundada por São Luís Guanella, atua em diversas partes do mundo, amparando, assistindo e evangelizando crianças, jovens e adultos com deficiência. Em São Paulo, o Recanto Nossa Senhora de Lourdes mantém, além de uma creche e um centro de atendimento para crianças e adolescentes, oficinas de capacitação e inclusão social para pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social e suas famílias.

Os órgãos governamentais oferecem subsídios para realizarmos algumas das várias atividades de capacitação com nossos assistidos. Mas, também precisamos da sua ajuda para a manutenção de muitos dos nossos projetos de assistência. Por essa razão criamos um grupo de benfeitores colaboradores denominado AMIGOS DO RECANTO, que mensalmente nos enviam doações para a manutenção do nosso atendimento. Faça você também parte desse grupo!

Cadastre-se como AMIGO DO RECANTO e seja um COLABORADOR, fazendo sua doação por meio de boleto bancário, ou faça uma doação espontânea por meio de pix. Além da colaboração financeira, também aceitamos doações de mantimentos, roupas, calçados, móveis, material escolar e tudo o que você quiser doar para ser vendido em nosso bazar, desde que esteja em boas condições.

Entenda porque você pode fazer a diferença

Saiba onde nos encontrar

Av. Luís Carlos Gentile de Laet, 1736 – Vila Rosa

São Paulo – SP

Tel.: (11) 5555.6208