Recanto Nossa Senhora de Lourdes

NAIS SÃO LUÍS GUANELLA

O NAIS São Luís Guanella é um programa da Associação Obras Sociais Santa Cruz (AOSSC), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS), desenvolvido desde 2012, no Recanto Nossa Senhora de Lourdes, na Zona Norte de São Paulo.

Atuante no Distrito Jaçanã/Tremembé, o NAIS (Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência II e III) realiza o atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos – a partir dos 7 (sete) anos e sem limite de idade na fase adulta – com deficiência física e Intelectual, associados ou não a doenças mentais, em situação de vulnerabilidade social e que necessitem de acolhimento e oferta de atividades socioinclusivas.

Atualmente, no NAIS São Luís Guanella, são atendidas 120 pessoas e suas famílias, cujo encaminhamento pode ser realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ambos da SMADS, assim como por outros seguimentos públicos e particulares ou por iniciativa própria.

OFICINAS SOCIOEDUCATIVAS

Artes da Natureza

Além de desenvolver a coordenação motora, a atenção, a observação e a percepção visual essa oficina trabalha no assistido o cuidado com a natureza e a responsabilidade, possibilitando a manipulação e a exploração de materiais com diferentes texturas e o desenvolvimento de habilidades artísticas.

Ateliê da Criação

Essa oficina tem o objetivo de desenvolver a criatividade, a coordenação motora e o trabalho em equipe, permitindo ao assistido expressar-se de forma artística, por meio de atividades como o desenho, a pintura e a escultura. Além de promover a autonomia e a auto-estima, esse tipo de atividade também contribui para a integração e socialização.

Assistido aprende a escovar os dentes

O Meu Viver

A oficina "O Meu Viver" trabalha com os assistidos Atividades da Vida Diária (AVP), que são exercícios ligados à rotina cotidiana em casa, executada com os familiares, e que inclui cuidados com a higiene pessoal, como escovar os dentes, arrumar a própria cama, lavar a louça, dentre outros.

Cheiro e Sabor

Nessa oficina, os assistidos realizam atividades artesanais voltadas para a produção de sabonetes, velas aromáticas e aromatizadores. Também participam de atividades culinárias, como a produção de bolos, doces, pizzas e outros tipos de alimento.

Arte em Movimento

Por meio de peças teatrais ou outras encenações artísticas, os assistidos desenvolvem sua própria consciência corporal e coordenação motora, além de serem incentivados à expressão artística e cultural e à socialização.

Música e Audiovisual

As atividades musicais desenvolvidas com os assistidos consistem em trabalhos de percepção rítmica e melódica, além de incentivo à utilização de instrumentos e ao canto. Com a música, eles podem desenvolver habilidades motoras, cognitivas e a criatividade.

NAIS SÃO LUÍS GUANELLA EM NÚMEROS

O NAIS São Luís Guanella foi inaugurado no dia 3 de agosto de 2012, com a presença do então diretor do Recanto, Ir. Edgar Back, SdC, e do Pe. Ângelo Moroni, SdC.

Contato

gerente
Técnica pedagoga
Técnica psicóloga
Técnica Assistente social
endereço