Tenha coragem e enfrente seus piores medos

Sabrina Santos

EX-PEDAGOGA do NAIS São Luís Guanella

“Não tenha medo de coisa alguma, ou de nada.

Não tenha medo das fraquezas humanas, nem dos mistérios de Deus”.

São João Paulo II (Livro “Cruzando o Limiar da Esperança”)

As emoções fazem parte da nossa humanidade. Você já parou para pensar que elas são importantes para a nossa vida? Se você teve a oportunidade de assistir ao filme de animação “Divertida Mente” deve ter percebido isso. Se não percebeu, recomendo que assista novamente. A aprendizagem será incrível!

Eu acredito em um Deus que fez tudo com perfeição, mas nossa limitação de entendimento e o uso de uma liberdade mal administrada nos faz viver as emoções de forma que elas podem nos paralisar intelectualmente, o que reflete no comportamento.

Desde a antiguidade, o medo tem papel importantíssimo na espécie humana e manifestações no corpo como pupilas dilatadas, mãos suadas e sensação de frio na barriga indicam que algo irá acontecer. Essa sensação de “luta” ou “fuga” exige de nós uma resposta que influencia o nosso comportamento.

São João Paulo II é um santo que eu gosto muito. E, a partir da frase dele – citada no início deste breve texto -, convido você a enfrentar os medos que enfraquecem a sua alma. Pense naquele medo que dá até frio na barriga só de imaginar. Pensou? Minha dica agora é:

1º – Feche os olhos respire fundo e pense com clareza; exercite a reflexão, mas pense com razão.

2º – Descubra uma forma de superá-lo aos poucos.

3º – Viva um passo de cada vez e não desista. Caminhe!

Por fim, gostaria de compartilhar algo a mais. Gosto de enxergar a coragem como uma possibilidade para enfrentar o medo. A pessoa corajosa é capaz de ver esperança e tem força suficiente para se levantar e tentar novamente. No filme “Cinderella” a personagem da mãe dela deixa um legado importante: “Tenha coragem e seja gentil!”. Espero que, da mesma forma, você encontre forças para ser corajoso(a)!

Deus abençoe! Salve Maria!


Sabrina Santos é graduada em Pedagogia pela Faculdade Sumaré e Especialista em Neurociência aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *