“Que possamos trazer Nossa Senhora no coração”

Ir. Victor Vinicius Mariano Amaral, SdC


A Congregação dos Servos da Caridade, celebra neste dia 12 de novembro a solenidade de Maria, Mãe da Divina Providência, padroeira por excelência da congregação. Esta imagem foi pintada por Scipione Pulzone em meados de 1580 e seu quadro original se encontra em Roma para veneração pública na Igreja de San Carlo ai Catinari.

Percebamos com uma terna devoção os detalhes desta imagem: Nossa Senhora olha carinhosamente o filhinho que tem nos braços, abraça-o sobre seu peito e segura sua mãozinha para protegê-lo. Além disso, a Virgem Santíssima está revestida por uma túnica vermelha, sua cabeça está coberta por um véu transparente e por uma auréola, sinais eminentes de sua pureza virginal e santidade.

O filhinho que a Mãe segura em seus braços é, em primeiro lugar, Jesus infante, o Filho de Deus, cuja humanidade foi criada em Maria e da carne de Maria. Ao mesmo tempo que o menino representa Jesus, percebemos que ele não traz em sua cabecinha a auréola da santidade, o que levou a piedade popular a afirmar que a criancinha também representaria os filhos dos homens, os quais são amparados e protegidos pelo amor da Santa Virgem.

São Luís Guanella elegeu a Mãe da Divina Providência como padroeira de todas as suas obras. Dizia ele: “Que consolação em meio às dificuldades da vida ter a quem recorrer, e recorrer à grande Virgem da Divina Providência”. Que neste dia, e durante toda a nossa vida, cada um de nós guanellianos, funcionários, familiares, benfeitores e amigos possamos trazer Nossa Senhora no coração, honrando-a com a oração do Santo Rosário e sendo um prolongamento da Divina Providência para todos os sofredores.


Ir. Victor Vinicius Mariano Amaral, SdC é de Pernambuco e entrou na congregação dos Servos da Caridade em 2010, onde fez sua Primeira Profissão Religiosa, em 2014. Atualmente é estudante de Teologia e reside na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *