13 de Abril: São Martinho I

Martinho nasceu em Todi, na Toscana (Itália), e era padre em Roma quando morreu o Papa Teodoro. Imediatamente, Martinho foi eleito para sucedê-lo e passou a dirigir a Igreja com a mão forte da disciplina que o período exigia. O imperador Constante II defendia as teses hereges dos monofisistas, que negavam a condição humana de Cristo. Para defender a fé católica, que reconhece Jesus Cristo como homem e Deus, o Papa Martinho I convocou um Concílio, um dos maiores da história da Igreja, na basílica de São João de Latrão, para o qual foram convidados todos os bispos do Ocidente. Ali foram condenadas definitivamente todas as teses monofisistas, o que provocou a ira mortal do imperador Constante II.

Papa Martinho I foi preso e martirizado.


O imperador ordenou a prisão do Papa Martinho I, mas o comandante da guarda resolveu ir além e planejou matá-lo. Armou um plano com seu escudeiro, que entrou no local de uma missa em que o próprio Papa daria a Santa Comunhão aos fiéis. Na hora de receber a hóstia, o assassino sacou de seu punhal, mas ficou cego no mesmo instante e fugiu apavorado. O imperador Constante II não desistiu da prisão do Papa, pedindo a sua transferência para que o julgamento se desse em Bósforo. A viagem tornou-se um verdadeiro suplício que durou 15 meses e acabou com a saúde do Papa. Mesmo assim, ao chegar à cidade ficou exposto desnudo sobre um leito no meio da rua, para ser insultado pela população. Depois foi jogado em um fétido e podre calabouço, sem as mínimas condições de higiene e alimentação.


Entristecido pelo abandono de todos, Martinho repetia: “Surpreende-me a falta de compreensão e de compaixão de todos os que antes me pertenciam e de meus amigos e parentes, os quais se esqueceram de mim de um modo completo”. O Papa Martinho I foi condenado ao exílio na Crimeia, sul da Rússia. Ele acabou morrendo de fome quatro meses depois. Foi o último Papa a ser martirizado.

São Martinho I, rogai por nós!

Fonte: Portal A12.

1 comentário em “13 de Abril: São Martinho I

  1. Almerinda Responder

    Bom dia hj ao acordar fui fzuma oração epedir a intercessão de um santo E quando para a minha surpresa.,veio esse nome Martinho.Fiquei atemeio amedrontada,pois so conhecia com esse nome,Martinho Lutero.Mas olha que benção maravilhosa Deus me dar essa inspiração de eu recorrer a esse santo para que possa sempre ir em meu socorro nosentos de luta no nosso dia adia comigo mesma,com aminha filja e na missão da qual eu douchamada a servir.Gloria a Deus com a intercessão de São Martinho l.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *