Servos da caridade comemoram 114 anos dos primeiros votos religiosos

Há 114 anos, no dia 24 de março de 1908, São Luís Guanella e seus primeiros coirmaõs fizeram os primeiros votos religiosos de pobreza, obediência e castidade na então recente congregação dos Servos da Caridade (SdC). Fundada na Itália por Dom Guanella, hoje a congregação está presente em 23 países, incluindo o Brasil.

O Padre Luís Guanella governou a congregação até 1915, quando faleceu. Seu sucessor foi o Servo de Deus, Monsenhor Aurelio Bacciarini, cujo mandato se estendeu até 1921, por determinação da Santa Sé, e de 1921 a 1924, como superior eleito no capítulo geral. Nesse espaço de tempo ele consolidou a nova congregação procedendo à construção da primeira escola apostólica, em 1916, e do noviciado, em 1920.

Quando da realização do IV capítulo geral, em 1924, sucedeu-lhe Leonardo Mazzucchi, filho espiritual e colaborador bastante próximo do fundador. Ele foi reconfirmado no cargo no V e no VI capítulos, em 1930 e 1936, respectivamente. geral. Seu longo governo, de 1924 a 1946 foi de grande importância para a congregação, pois é sua a primeira e fundamental biografia de São Luís Guanella, dentre outros escritos que ajudaram no reconhecimento das virtudes de Dom Guanella e no seu processo de beatificação. 

São Luís Guanella, ao centro, e os primeiros coirmãos. Acima, um quadro do Papa Pio X.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *