Com o tema “Inteligências Múltiplas na Pedagogia”, os orientadores do NAIS São Luís Guanella e os educadores do Recanto Nossa Senhora de Lourdes participaram, no último dia 28 de maio, da Formação Continuada Guanelliana daquele mês. O conceito de Inteligências Múltiplas foi desenvolvido a partir da década de 1980 por uma equipe de investigadores da Universidade de Harvard, nos EUA, liderada pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, buscando analisar e descrever melhor o conceito de inteligência.
Segundo Gardner, o conceito de tradicional de inteligência não era suficiente para descrever a grande variedade de habilidades cognitivas humanas. Desse modo, uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais fortes em outro tipo de inteligência. Na área pedagógica, essa teoria pode ser aplicada no sentido de que o professor deve estar atento a não rotular seu aluno ou mesmo não cair na falsa ideia de que o aluno é “fraco” em determinadas áreas do saber.
Por sua vez, os orientadores do CCA Santa Terezinha e do CEI Don Guanella realizaram a Formação Continuada Guanelliana de maio, no dia 21, tendo como tema principal o “Transtorno Espectro do Autismo”, que é um transtorno relacionado ao desenvolvimento neurológico. Sua caracterização é feita pelos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, que compreendem dificuldade em se comunicar, dificuldade de interação social e por interesses ou movimentos repetidos.