Antes
Depois
A iniciativa de reforma do solário do Centro de Educação Infantil (CEI) Don Guanella, filial da Associação Obras Sociais Santa Cruz (AOSSC), recebeu elogios da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé (DRE JT), que, em seu informativo de agosto, classificou a ação como “boa prática” para o desenvolvimento integral e aprendizagem dos bebês e crianças.
De acordo com a diretora do CEI Don Guanella, Aline Vieira, a área de piso de cerâmica do solário sempre foi uma preocupação para a gestão desta unidade, devido à diferença de nível entre ela e o espaço de grama sintética, que poderia ser causa de acidentes de queda para as crianças e bebês. “Para evitar os tropeços e escorregões, éramos obrigados a colocar tatames e cerquinhas de plástico, delimitando e protegendo a área para maior segurança dos pequenos”, afirma.
Para solucionar o problema, a princípio, a gestão da unidade teve a ideia de fazer uma rampa para eliminar a diferença de nível entre os dois espaços. No entanto, ao realizarem um teste com uma criança descendo a pequena rampa, perceberam que essa não seria a melhor alternativa, pois traria mais riscos que segurança.
Em seguida, chegou-se à conclusão de que o melhor seria deixar toda a área no mesmo nível. Dessa forma, a grama sintética e o piso de cerâmica foram retirados para colocação de concreto em todo o espaço, nivelando-o em um mesmo plano. “Depois implantamos em todo o local um piso emborrachado, com demarcações lúdicas, deixando o solário mais harmonioso, organizado e seguro”, conta Aline.
Ela diz que a obra foi realizada em julho, aproveitando o período do recesso, para não atrapalhar a rotina de atividades dos bebês e crianças. Quando retornaram, o solário já estava pronto e seguro para recebê-las.
Após a conclusão da reforma, foi feita a divulgação do novo solário para as famílias das crianças e o retorno foi a satisfação delas registrada por meio de mensagens no grupo de WhatsApp do CEI. Aline diz que a maior parte dos familiares elogiou bastante a iniciativa e a preocupação com a segurança das crianças demonstrada nessa ação. “O novo espaço tem sido explorado com alegria e entusiasmo, tanto pelas crianças como pelas educadoras”, conclui.