O Recanto Nossa Senhora de Lourdes foi uma das instituições contempladas com a Medalha São Paulo Apóstolo 2022. A Comissão Julgadora da Medalha fez o anúncio, na última sexta-feira, dia 12, dos nomes das pessoas e instituições reconhecidas por seu testemunho eclesial e pastoral na Arquidiocese de São Paulo no decorrer deste ano. A cerimônia de entrega da Medalha acontecerá no dia 22 de agosto, às 20h, no Teatro TUCA (Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), e será transmitida pelas mídias digitais.
Instituída no ano de 2015, a Medalha São Paulo Apóstolo surgiu no contexto das comemorações dos 270 anos de criação da Diocese de São Paulo. Na ocasião, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, ressaltou que “todos os Batizados foram constituídos como povo de Deus e são participantes do múnus sacerdotal, profético e régio do próprio Cristo” e acrescentou que a homenagem também é um “incentivo para que floresça mais abundantemente a vida eclesial e pastoral nesta cidade imensa”.
De acordo com o site da Arquidiocese de São Paulo, a lista de contemplados é a seguinte:
PESSOAS
-
Testemunho laical
Dr. Sergio Roberto Monello
-
Serviço sacerdotal
Padre José Henrique Weber, SVD
-
Ação caritativa e de promoção humana
Padre Osvaldo Bisewski
-
Ação missionária
Padre Jorge da Silva
-
Inovação na metodologia pastoral
José Carlos Ribeiro Gimenes
-
Educação cristã
Mario Shozolyama
-
Defesa e promoção da vida e dignidade humana
Márcia Mathias de Castro
INSTITUIÇÕES
-
Cultura
Colégio Santa Catarina de Sena (Ir. Maria Izabel Coenca, OP)
-
Comunicação Social
Comunidade Canto de Maria
-
Serviço Social
Recanto Nossa Senhora de Lourdes (AOSSC)
-
Menção Honrosa
Centro Educacional Comunitário Emilia Mendes (Ir. Marilda de Camargo e Ir. Terezinha Bosco)
O Recanto Nossa Senhora de Lourdes foi inaugurado em 1990.
Desde sua inauguração, em 1990, até hoje, o Recanto Nossa Senhora de Lourdes, prestou assistência, educação e evangelização há mais de 20 mil pessoas, entre assistidos com deficiência e suas famílias. Localizado em uma área de 56.042 m2, na Zona Norte de São Paulo, o Recanto é um verdadeiro oásis de acolhimento para crianças, adolescentes e idosos com deficiência e em situação de vulnerabilidade econômica e social.
Atualmente, 226 assistidos com deficiência intelectual e múltipla participam de programas de educação, capacitação e integração social, em oficinas de letramento, ciências naturais e matemática, música, expressão corporal, atividade física, arte sustentável, dentre outras. Já as oficinas de capacitação para Iniciação ao Mundo do Trabalho (IMT) incluem atividades de Empreendedorismo, Sublimação, Culinária, Informática e Audiovisual.