Como parte das aulas da Oficina de Culinária, alguns assistidos do Recanto Nossa Senhora de Lourdes tiveram contato pela primeira vez com a produção de caldo de cana. Durante a oficina, ministrada pela educadora Andréa Milanezi, e que contou com o auxílio do Ir. Moacyr Tomazine, SdC, responsável pela horta do Recanto, os alunos puderam participar de todo o processo: desde a escolha da cana-de-açúcar – colhida na horta do Recanto, sua lavagem e posterior prensagem no moedor.
A Oficina de Culinária faz parte do programa de Inserção ao Mundo do Trabalho (IMT), oferecido a adolescentes e adultos com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, a partir de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME). O objetivo é capacitar os assistidos para o mundo do trabalho, promovendo sua autonomia, autoestima e integração à sociedade. Além da Culinária, o IMT conta também com oficinas de Empreendedorismo (Sublimação), Artesanato e Audiovisual e Musicalização.
Entenda o processo de extração do caldo da cana-de-açúcar
1 - Escolha e colheita da cana
Antes de extrair o caldo da cana-de-açúcar, Ir. Moacyr Tomazine explica que é preciso escolher com cuidado as canas que irão para o processo de moagem.
2 - Lavagem da cana
Depois da escolha e extração da cana, ela precisa passar por um processo de lavagem, para retirar algumas impurezas como areia, insetos e outros tipos de sujeira.
3 - Moagem
Após a lavagem, pode ser realizado o processo de moagem, utilizando um moedor. À medida que a cana é inserida por um lado, o caldo cai em um recipiente onde é filtrado por um coedor.
Como é gratificante ver a alegria de alguns assistidos tomarem caldo de cana pela primeira vez.