O Dia da Síndrome de Down, celebrado a cada 21 de março, foi lembrado pelos assistidos do NAIS São Luís Guanella, na última segunda-feira, dia 21, a partir de atividades de conscientização de que todos são iguais. Segundo a pedagoga do NAIS, Gabriella Baudi, além de um vídeo explicativo sobre a Síndrome de Down, os assistidos foram colocados uns de frente para os outros para que pudessem desenhar o colega. “O objetivo da atividade é fazer perceber que todos somos iguais”, explica.
Na quinta-feira, dia 24, os assistidos do NAIS e do Recanto Nossa Senhora de Lourdes assistiram a apresentações online promovidas pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED) e transmitidas diretamente da Biblioteca Mário de Andrade, no Centro de São Paulo. Para o evento, cujo título era “Você nos vê – Pessoas com Síndrome de Down”, foram programadas palestras, apresentações culturais e esportivas realizadas por artistas, atletas e personalidades com Síndrome de Down.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a data foi criada pela Down Syndrome International e é comemorada desde 2006. Esse dia, 21 de março (21/3), foi escolhido porque representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo da data é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.