Neste dia, lembramos da vida de João Cidade que, depois de viver longa aventura distante de Deus, aventurou-se ao Evangelho e, hoje, é aclamado como São João de Deus, o patrono dos hospitais. João nasceu em Évora, Portugal, em 1495. Com oito anos de idade fugiu de casa e foi para a Espanha, onde fez várias obras e vivenciou inúmeras aventuras.
Em sua juventude, João cuidava do rebanho. Depois, com os estudos, tornou-se administrador, mas, encantado pelo militarismo, tornou-se soldado e combateu na célebre batalha de Pávia, onde saiu vitorioso ao lado de Carlos V. Certa vez, foi morar em Granada e, lá, abriu um pequeno negócio de livros, sendo que, ao mesmo tempo, passou a ouvir o grande santo pregador João de Ávila que, no Espírito Santo, suscitou a conversão radical de João.
Do encontro com Cristo, começou sua maior aventura, que consistiu em construir uma história de santidade. Renunciou a si mesmo, assumiu a cruz e colocou-se radicalmente nos caminhos de Jesus. No distribuir os bens aos pobres, ele acabou sendo internado em um hospital de loucos por parte dos conhecidos, já que João começava a ter inúmeras atitudes voluntariamente estranhas, que visavam não o manicômio, mas a penitência pela humilhação. Como tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, acabou sendo providencial o tempo que João passou sofrendo naquele hospital, pois, diante do tratamento desumano que davam para os pobres e doentes mentais, o Senhor suscitou no coração de João o carisma para lidar com os doentes na caridade e gratuidade.
Dessa forma, São João experimentando a vida na Providência, passou a acolher numa casa alugada, indigentes e doentes, depois entregou-se ao cuidado exclusivo num hospital fundado por ele em Granada (Espanha) e assistido por um grupo de companheiros que, mais tarde, constituíram a Ordem Hospitaleira de São João de Deus. São João faleceu e entrou no céu em 1550.
São João de Deus, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova.