A primeira festa em honra a Nossa Senhora do Trabalho foi realizada no dia 1º de maio de 1901, na Itália. A imagem da mãe abençoando um agricultor e um carpinteiro foi idealizada por São Luís Guanella, fundador da congregação dos Servos da Caridade e das Filhas de Santa Maria da Providência e principal propagador da devoção a Nossa Senhora do Trabalho. A Mãe dos Trabalhadores nos chama a traduzir nossas ações em gestos concretos da criação de Deus, para que venhamos a nos santificar por meio do trabalho e de nossa vida cotidiana. Apesar das dificuldades e desafios, devemos nos lembrar que somos protegidos por essa Mãe tão terna e atenciosa.
Origem francesa
Em 1894, na França, Nossa Senhora era venerada como Nossa Senhora dos Campos por alguns, e por outros como Nossa Senhora da Oficina, e passou a se chamar, a partir do congresso de Amiens, de “Notre Dame du Travail” (Nossa Senhora do Trabalho).
Levada por São Luís Guanella, a devoção chegou à Itália, na planície de Nova Olônio, no ano de 1900, onde o santo iniciou uma obra fortalecida pela caridade do Senhor, que somente a sua férrea tenacidade podia enfrentar. Com a colaboração de seus primeiros cooperadores, fundou uma colônia agrícola com o objetivo de abrigar as pessoas com deficiência em situação de pobreza.
São Luís Guanella utilizou a devoção a Nossa Senhora do Trabalho dando mais fé para a vida e mais vida para a fé. Ele nos chama a traduzir nossas ações em gestos concretos da criação de Deus e a nos santificarmos pelo trabalho. O que se sabe é que Padre Guanella queria que os trabalhadores, quando olhassem para aquela imagem, pudessem sentir-se protegidos por aquela Mãe tão terna e atenciosa.
No Brasil, a devoção a Nossa Senhora do Trabalho chegou por meio dos Irmãos e Padres Servos da Caridade, em 1947, inicialmente em Santa Maria (RS). Contudo, é em Porto Alegre, que a devoção ganha concretude por meio da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho.
O dia 1º de maio, quando celebramos o dia do trabalhador e o dia de São José Operário, é também o dia de Nossa Senhora do Trabalho. Que a Virgem Maria, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e venerada com o título de Nossa Senhora do Trabalho, interceda e proteja as famílias e a todos os trabalhadores.
Nossa Senhora do Trabalho, rogai por nós!
Oração a Nossa Senhora do Trabalho
“Ó minha Senhora e também minha mãe, eu me consagro neste dia inteiramente a ti que conheceste a fadiga do trabalho, com Jesus, teu filho e São José, teu esposo. A ti consagro minha inteligência, minhas mãos, todo meu ser.
A ti dirijo meu olhar e meu coração e, como filho (a) confiante, peço que olhes, com amor de mãe, para minha luta diária. Que eu tenha a consciência de que o trabalho me permite cuidar de minha família com a dignidade de filho (a) de Deus e, ainda partilhar o que tenho com meu irmão necessitado.
Ó incomparável Mãe, Senhora do Trabalho, que por sua intercessão, eu seja dócil à ação do Espírito Santo para maior glória de Deus. Amém. (Com aprovação eclesiástica).
Boa noite! Meu esposo está desempregado, com crise de ansiedade… Rogo a a María Santíssima com o título de N. S. do trabalho, que interceda por ele e todos os desempregados.