Santíssimo Nome de Maria, Festa do Santo Nome de Maria ou, simplesmente, Santo Nome de Maria, é uma festa da Igreja Católica que se celebra no dia 12 de setembro. Foi instituída como festa universal pelo Papa Inocêncio XI para comemorar a vitória sobre os turcos na Batalha de Viena, em 1683. A festa celebra o nome de Maria, mãe de Jesus. Inicialmente, a festa do Santíssimo Nome de Maria era apenas realizada em Cuenca, na Espanha, quando foi instituída em 1513. Naquela época, era comemorada em 15 de setembro, entretanto, em 1587, o Papa Sisto V mudou o dia da celebração para 17 de setembro.
O Papa Gregório XV estendeu a festa para a Arquidiocese de Toledo, em 1622. Em 1666, os Carmelitas Descalços receberam a permissão para recitar o Ofício do Nome de Maria quatro vezes por ano (dúplice). Posteriormente, em 1671, a festa foi estendida para toda a Espanha. Após a vitória dos cristãos, conduzida pelo rei Jan III Sobieski, da Polônia, sobre os turcos, na Batalha de Viena, em 1683, a festa foi estendida a toda a Igreja pelo Papa Inocêncio XI, e atribuída ao domingo após o Nascimento de Maria e estendeu a festa para toda a Igreja.
Segundo os etimologistas, o nome Maria pode ter vindo da raiz “MERY” que na língua egípcia significa muito amada. Outros dizem que provém do siríaco e quer dizer senhora. Mas, a probabilidade maior é a que veio do hebraico, e pode ter vários significados: “Mar amargo, Gota do mar; Estrela do Mar; Esperança; Excelsa; ou Sublime”, entre outros. Não importa, contudo, o real significado do nome, mas o que se tornou a partir do momento em que a “Mãe do Redentor” o recebeu. Poderoso é este nome que deve ser invocado sempre em todas as necessidades.
Santa Maria, rogai por nós!
Fonte: Portal A12.