Modelo de jovem, mãe, irmã e, por fim, religiosa, Joana Francisca nasceu em Dijon, centro da França, em 1572, e foi pelas provações modelada até a santidade. A mãe tão amada faleceu quando Joana era criança. O pai, homem de caráter exemplar, era presidente da câmara dos vereadores e, por causa de maquinações políticas, chegou a sofrer pobreza e muitas humilhações. Joana, que recebeu da família a riqueza da fé, vivenciou, com cinco anos, um exemplo marcante quanto à presença de Jesus no Santíssimo Sacramente, pois falou a um calvinista que questionava seu pai: “O Senhor Jesus Cristo está presente no Santíssimo Sacramento, porque Ele mesmo o disse. Se pretendeis não aceitar o que Ele falou, fazeis dele um mentiroso”.
Santa Joana Francisca, aos 20 anos, casou-se com um Barão (Barão de Chantal). Eles tiveram quatro filhos e, juntos, começaram a educá-los, principalmente com o exemplo. Joana era sempre humilde, caridosa para com o esposo, filhos e empregados. Amava e era muito amada. Tristemente perdeu seu esposo, que foi vítima de um tiro durante uma caça e, somente com a graça de Deus, conseguiu perdoar os causadores, passando a educar sozinha os filhos. Como santa viúva, Joana conheceu o Bispo Francisco de Sales, que a assumiu em direção espiritual e encontrou nela a pessoa ideal para a fundação de uma ordem religiosa. Isso no ano de 1604. A partir daí, começou e se desenvolver uma das mais belas amizades que se têm conhecido entre os santos da Igreja.
Santa Joana Francisca de Chantal, já com os filhos educados, encontrou resistência dos seus familiares, porém, diante do chamado de Cristo, tornou-se fundadora das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora. Seguindo o exemplo de Maria, Santa Francisca e suas irmãs religiosas fizeram um grande bem à sociedade e a toda a Igreja.
A longa vida religiosa da Senhora de Chantal foi cheia de trabalhos, sofrimentos e consolações. Faleceu em Moulins, França, no ano de 1641. Nessa época, já existiam naquele país 90 casas da sua Ordem.
São Francisco de Sales nunca abandonou a filha espiritual. sobreviveu-lhe ela 19 anos e repousa a seu lado na capela da Visitação, em Annecy (local da fundação da primeira casa da Ordem das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora). No dia 12 de agosto de 1767, Santa Joana Francisca de Chantal foi canonizada para ser venerada como modelo de perfeição evangélica em todos os estados de vida.
Santa Joana Francisca de Chantal, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova.