12 de Novembro: Nossa Senhora da Divina Providência

O título de Nossa Senhora da Divina Providência já era invocado desde o século XII na Itália. O título está relacionado à intercessão de Nossa Senhora durante as Bodas de Caná, como lemos em João 2, 1-11. Na ocasião, a Virgem Maria viu a necessidade dos noivos, cuja festa de casamento ficou sem vinho, e pediu a Jesus que os ajudasse. Jesus, ouvindo o pedido de sua mãe, transformou a água em vinho, livrando os noivos de um vexame. Por isso, a Virgem Maria passou a ser invocada com o título de Mãe da Divina Providência.

A popularização desta devoção está relacionada à Ordem dos Padres Barnabitas, fundada por Santo Antonio Maria Zaccaria no ano de 1530. Essa popularização começou com um afresco que foi quebrado.

A perda durante a demolição
Quadro de Nossa Senhora da Providência pintado por Scipione Pulzone

Para se realizar a ampliação da Praça Colonna, em Roma, foi preciso empreender a demolição  de um mosteiro antigo construído no local, para construir, posteriormente, uma igreja dedicada a São Carlos. Durante a demolição foi quebrado um belo afresco da Virgem Maria Mãe da Divina providência, que estava encrustado numa das paredes do mosteiro, o que causou tristeza tanto para o arquiteto responsável pela obra, quanto para os religiosos.

O arquiteto fez questão de indenizar os religiosos, doando outro quadro feito por Scipione Pulzone, representando a Virgem Maria segurando um menino em seus braços. O quadro era muito menor que o original, medindo apenas 54 X 42 cm. Inicialmente, foi colocado em capela dentro de uma casa. Sem um nome, era possível saber apenas que era mais um quadro que representava a Virgem Maria segurando o Menino Jesus. Sabe-se que o quadro é de Scipione Pulzone, pintor que viveu entre 1550 e 1598. Suas obras retratam a mentalidade da época, o Renascimento.

Apesar da falta de recursos para as obras, nada faltou durante todo o tempo de construção. De forma que a igreja foi terminada dentro do tempo previsto. Os monges atribuíram tal fato à intercessão de Nossa Senhora da Divina Providência, a quem eles rezaram durante todo o tempo das obras. Nossa Senhora “providenciou” todo o necessário.

O início da devoção

No século XVIII, foi colocada uma réplica do quadro em um local mais visível, agora com uma identificação, que dizia que o quadro representava Nossa Senhora da Divina Providência. Em pouco tempo, o corredor ficou pequeno para a multidão de peregrinos que ali rezavam. Os padres barnabitas resolveram, então, transformar o pequeno lugar em uma capela maior. Foi criado um grupo de devotos de Nossa Senhora da Divina Providência, chamado de Arquiconfraria. No ano de 1888, houve a coroação da imagem, o que oficializou a devoção à Nossa Senhora Mãe da Providência.

O termo Providência está ligado diretamente às ações de Deus para com a humanidade. Significa que Deus nunca nos abandona e sempre cuida de nós, providenciando tudo o que é necessário para nossa vida, usando de meios que não conseguimos nem imaginar.

Observando a história da devoção, vemos uma igreja demolida, uma obra de arte em péssimo estado de conservação substituída por um quadro menor, e os vários empecilhos para a construção da nova igreja. Porém, com a intercessão de Nossa Senhora da Divina Providência, nada faltou durante a construção. Estes fatos podem ser comparados à nossa vida, marcada por alegrias, mas também por dificuldades, que, com a Providência Divina, são superadas.

Oração a Nossa Senhora da Divina Providência

“Ó Maria, Mãe da Divina Providência, entrego-me inteiramente a vós. Orientai a minha vida e obtende-me a graça de cumprir fielmente a divina vontade. Alcançai-me o perdão dos meus pecados, e sede minha proteção e guia, todos os dias de minha vida. Amparai-me nas horas de luta e sofrimento. Ajudai-me, ó Maria, a conseguir a renovação interior do meu coração, para que nele eu possa acolher vosso divino filho, Jesus. Livrai-nos de todo mal e de tudo que possa ser obstáculo à eficácia de vossa proteção. Ó doce Mãe da Providência, lançai um olhar materno sobre mim;  e, se ofendi o Coração Sagrado de Jesus, cobri-me com o manto de vossa proteção e serei salvo. Vós sois a minha esperança neste mundo,  guiai com segurança os meus passos até a vida eterna. Amém.”

Reze você também conosco o Rosário da Providência:

Sinal da cruz

Ó Deus de Providência inefável, vinde em nosso auxílio!” (10 vezes)

Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós!”

Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!”

Glorioso São José, rogai por nós!”

São Caetano, rogai por nós!”

São Bento Cotollengo, rogai por nós!”

Bem-aventurada Clara Bosatta, rogai por nós!”

Venerável Aurélio Bacciarini, rogai por nós!”

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo…

Olhai-nos, ó Maria, com vossos olhos de bondade Socorrei-nos, ó Rainha, com vossa ardente caridade!”

Ave Maria, cheia de graça…

Oração a Nossa Senhora da Divina Providência

Lembrai-vos, ó boa e misericordiosa Virgem Maria, que nos fostes concedida para ser nossa Providência. Cheios de confiança em vossa proteção, a vós recorremos pedindo auxílio em nossas necessidades. A vós confiamos nossas angústias. Protegei a Santa Igreja, a nossa pátria, nossas famílias e nossas comunidades. Amparai todos aqueles que já não sabem recorrer à vossa ajuda. Abri vosso coração tão bondoso às nossas necessidades; e, porque sois nossa terna mãe, Senhora da Providência, acolhei benignamente as nossas preces. Amém!

Fonte: Site cruzterrasanta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *